domingo, janeiro 27, 2008

M


M de Coragem
M de Força
M de Sentimento
M de Sofrer o Passado
M de Acreditar o Futuro
M de Estar Sempre Aqui
M de Exemplo
M de Elegância
M de Bondade
M de Papoila
M de Maior
M de Maria
M de Mãe


Foto de Luís Filipe Colaço

sábado, janeiro 19, 2008

Entre o Meu Norte e o Sul que me Tem: Parte II

O Norte



A Ilha

terça-feira, janeiro 15, 2008

Entre o Meu Norte e o Sul que me Tem

Nasci entre os montes rendilhados por muros de granito que separam a propriedade adquirida com sulcos de inchada certeiros e os cânticos das mulheres que tecem caminhos nos teares de madeira.

Nasci a Norte, mas nunca o senti.

Cresci entre mar, entre as poças de água de chuva que cheiram a enxofre, entre os novelos de pétalas coloridas e as malgas de leite ainda quente. Na Terra onde tudo tem um cheiro único que nos fica na pele, mas onde o mar parece sempre intransponível.

Cresci numa Ilha mas essa nunca foi a minha Terra.

Vivo entre Serras, com vista para o Rio, entre um Monte que é da Lua e a Serra que desagua no mar. Vivo com a esperança de um dia chamar Terra aquela que nunca foi minha mas que me tem. De não ter montes que me sufoquem a vista nem mares de isolamento, de não ter a margem esquerda do Rio nem o sentimento de divisão entre o antes e o agora.

Apenas planície e searas de trigo a crescer.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Um bom ano também para si!

À senhora de cabelos curtos do Centro de Emprego de Almada

A minha pergunta era simples:

- Estando eu em situação de desemprego, e tendo no meu "Plano Pessoal de Emprego" a inscrição para 2008 no curso para licenciados de Técnica de Higiene e Segurança no Trabalho, cujo inicio ainda não tem agendamento, sou chamada para o frequentar em qualquer situação ou apenas em situação de desemprego?

Não me parece uma pergunta descabida, o curso podia abrir-me algumas portas importantes e a minha motivação podia finalmente vir ao de cima....

Após 4 horas de espera, chegou a vez da senha rosa nº 29: a minha!
Dirigi-me ao "guiché" I e a Senhora de cabelos curtos cuja voz já se tinha alterado momentos antes para afirmar perante todos: utentes do centro de emprego e seus superiores que, nas condições de barulho e anarquia que se vive aquela minúscula sala de sofás castanhos, não trabalhava, atendeu-me com a cordialidade possível numa situação destas...

Coloquei primeiro outras questões mais simples e a Senhora de cabelos curtos e olhos verdes fugidios respondeu prontamente demonstrando grande profissionalismo. Mas, quando chegamos à questão principal, a Senhora indica que terei de falar com a Sra. Doutora Conselheira de Emprego, responsável pelo meu Plano Pessoal, e que para isso tenho de marcar hora.... Fiz-lhe notar que estava naquele caos à 4 horas e que tinha de saber naquele dia a resposta à minha pergunta....

Ausentou-se do "guiché" I e foi em busca da resposta, passou 1 minuto, 2, 3, 4 talvez e a Senhora de cabelos curtos, sentou-se novamente à minha frente com uma cara séria, cara de más noticias, e disse:

- Menina, como ainda mantenho respeito pelas pessoas e, como estou a falar para uma licenciada, não vou insultar a sua inteligência como fizeram comigo!
Os cursos para licenciados acabaram, muito dificilmente haverá verba para tal, como pode ver ainda não conhecemos o agendamento dos cursos para 2008 o que, normalmente nos chega no ultimo trimestre do ano anterior. Sabe, o nosso Primeiro quer é a malta toda com o 12º ano. Não se iluda, não conte com o curso. De qualquer modo está inscrita, mesmo em situação de emprego poderá ser chamada.
Eu devia ter tido que não temos qualquer informação, o que na realidade acontece, mas olhe, nós aqui somos marionetas e eu cansei-me!

Fiquei atónica por momentos, mais uma vez a luz ao fundo do túnel era apagada por cortes orçamentais, sem saber o que fazer, se agradecer a informação e ir-me embora, se exigir uma explicação da Sra. Doutora Conselheira de Emprego se do nosso Primeiro... Sim, porque afinal a culpa é integralmente Dele, o facto de eu estar nesta situação...

- Obrigado pela sinceridade disse eu- mas olhe, não se preocupe, quando Este sair, o povo põe lá outro igual!
A Senhora de cabelos curtos riu-se, e disse:
- Mas é isso mesmo que me preocupa! É isso mesmo! Mesmo assim, Bom ano Menina!
- Um bom ano também para si!

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Já te disse hoje que te Amo uma enormidade inqualificável?


Fotografia D. Luna de Carvalho
Mourão, Dezembro 2006
E já agora, Parabéns!