quarta-feira, junho 25, 2008

Deber del poeta


Àquele que não escuta o mar nesta manhã
de sexta-feira, e encarcerado está dentro de algo,
casa, escritório, fábrica ou mulher,
ou rua ou mina ou árido calabouço...
a esse acorro eu e sem falar nem ver
Chego e abro a porta da clausura
e ao abri-la um vago burburinho ouve-se dentro,
um longo trovão desfeito encorpora-se
ao peso do planeta e da espuma,
surgem rios rumorosos do oceano,
vibra veloz no seu rosal a estrela
e o mar palpita, fenece e continua.

Assim pelo destino conduzido
devo sem descanso ouvir e conservar
o lamento marinho na minha consciência,
devo sentir a pancada violenta da água
e recolhê-la numa taça eterna
para que aonde esteja o encarcerado,
aonde sofra o castigo do Outono
esteja eu presente com uma onda errante,
circule eu através das janelas
e ao ouvir-me o olhar levante
dizendo: como chegarei eu junto do oceano?
Então sem dizer nada transmitirei
os ecos rutilantes da onda,
uma derrocada de espuma e areais,
um sussurro de sal que se afasta,
o grito cinzento da ave do litoral.

E assim, a liberdade e o mar responderão
por mim ao sombrio coração.

Plenos poderes
Neruda

Foto de Nuno Pereira, 2008

4 Comments:

At quarta-feira, junho 25, 2008 10:57:00 da tarde, Blogger diabinho said...

Fantástico...
Beijinhos
NP

 
At quinta-feira, junho 26, 2008 9:51:00 da manhã, Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Neruda é fantastico!

bjo

 
At quinta-feira, junho 26, 2008 11:31:00 da manhã, Blogger Vicktor Reis said...

Doce Maçã
Em determinada altura da sua vida Neruda apaixonou-se perdidamente pelo mar, de tal forma que passou a morar à beira desse eterno companheiro. Foi junto ao Pacífico que poetou o mar, mas se pensarmos bem as águas estão ligadas entre si de forma que chega até ao Grande Areal a magia das palavras e "dos mil olhos" de Neruda.
Vem! Vem até aqui onde o Neruda é saudado... ele voltará a poetar para ti maçã deste mês que vai no fim....

Beijinhos.

 
At quinta-feira, junho 26, 2008 5:31:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

vou roubar-to...
(não conhecia)

 

Enviar um comentário

<< Home