domingo, junho 18, 2006

12# Junho, Mês da Maçã

A Maçã Deslizante
(Parte II)

(...)
Quem te visse, "paizola", como eu te vi, fartava-se de rir, por seres tão tonto!

Bastava pegares na maçã!

- Andou? - perguntei – Deixa lá olhar para a maçã!

E já estávamos os dois juntos a olhar, atentos, ambos de sobrolho muito franzido, fixados numa ternurenta maçã amarela.

Mas ela, teimava em ficar quieta.

Claro que estava quieta!

Não te passava pela cabeça teres ao teu lado uma filhota que se havia lembrado de fazer uma marioneta com uma maçã, apenas para te fazer sair do teu mundo e conversares com ela, comigo, como eu estou a fazer agora.

Não te passava pela cabeça que bastava pegar naquela pecita indefesa de fruta, para veres que nunca na vida poderia existir uma maçã deslizante.

Ou, que se existiu, foi belissimamente arquitectada por mim...

Pois! Claro que não conseguia guardar muito tempo um segredo entre nós!

Ainda tentaste escapar-te mais uma vez para o teu mundo.

Mas não, meu querido paizão!

Tinha-te conseguido tirar da nuvem de fumo, estavas comigo, eu precisava demais de falar contigo tanta coisa (sem interesse) tão importante para a tua " Cristal de Alcobaça ".

E, ao tempo que tentaste escapar, a nossa amiga, a Maçã Deslizante, fez o seu último percurso.

E correu veloz, até à ponta da mesa.

Mas, desta vez não parou.

Tinha acabado a função dela.

E vimo-la mergulhar satisfeita pelo dever cumprido.


Tu, com olhar de espanto e eu, com o ar triunfante de te ter trazido para o meu lado, de facto!

E lá ficou a nossa maçãzeca a baloiçar-se, pendurada.

(Tu não imaginas como é difícil, como me foi incrivelmente complicado atar o autor do "delito" - o fio de pesca que eu vi, na tua "oficina ", na prateleira das coisas que " um dia sempre têm utilidade, sempre vão ser precisas seja lá para o que for " - como tu nos dizias, um milhão de vezes.)

Ganda beijoca que eu ganhei!

Ganda banhada de riso, pai!

- Tu! És levadinha da breca!

Ao menos, puseste o fio no sítio?

Sempre o mesmo, pai!

Hoje, lembrei-me desta nossa história.

Apeteceu-me falar, sabes?

As miúdas estão com o pai, foram passar o fim-de-semana com ele.

Hoje, acho que nem sei se estou triste, sabes?

Apetecia-me demais estar contigo.

Bateu aquela saudade!

Fiz esta " marioneta ". Atei um fio de pesca ao monitor.

Vi-o andar, deslizar.

Lembro-me do que nos disseste, quando falámos contigo, antes de ires para o teu mundo, para sempre.

Engraçado, que há um livro que tem esse título.

Não é bem igual, mas em tudo semelhante.

Comprei-o, há tempos, acredita, por serem as últimas palavras que nos disseste :

- Ouçam o vosso coração antes de tomar qualquer decisão importante na vossa vida!

Eu ouvi, pai...

As miúdas foram passar o fim-de-semana com o pai.

Foi assim que combinámos.

À semana estão comigo, e, ao fim de semana, todos, o melhor pai do mundo vem buscar as duas piolhas!

Eu tive o melhor pai do mundo.

Não te babes, o.k.

Nem chores, que és um coração de manteiga!

Mas ele, pai, é o Melhor Pai do Mundo, para as tuas duas netas.

Hoje quis falar um cadinho, pai...

Hoje, não te escondo as lágrimas, a minha fraqueza.

Hoje, pai, sinto-me só.

Bolas, pai, custa demais!...


História real contada pela querida Cris

5 Comments:

At domingo, junho 18, 2006 1:05:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

para a maçã:
finalmente...
uma maçã vermelha!
para a Cris:
não escondas as lágrima, pois elas não são sinal de fraqueza.
e eu sei que há coisas que custam demais, mas não estás só... eu estou a ler-te!

 
At domingo, junho 18, 2006 1:10:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

maçã
peço desculpa por usar este teu espaço para falar com a Cris, mas não consigo entrar, no "Palavras de Algodão", mais uma vez é um problema com o controlo ActiveX.

 
At domingo, junho 18, 2006 5:05:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou a sorrir toda.
É uma paixão, este teu cantinho!
Alguém está a sorrir também, acredita, algures, num lugar onde se colherão muito boas maçãs, por certo, que ele adorava maçãs!
Beijo **

Obrigada, Linda.

António,obrigada. Já te adicionei.
Se quiseres, clica no meu nome. Talvez consigas entrar pelo palavras 1.
Fica o convite. Aparece quando quiseres.

Beijo para uma maçã muito querida e outro para ti, Antonio.

Cris

 
At domingo, junho 18, 2006 7:09:00 da tarde, Blogger Maçã de Junho said...

Meus Queridos: O prazer de poder partilhar este espaço com pessoas tão especiais como voçês é todo meu!
Obrigado por mais uma vez, me fazerem sorrir!

 
At terça-feira, julho 07, 2009 1:54:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

achei bem maraaaaaaaaaaaaa......

 

Enviar um comentário

<< Home