quinta-feira, julho 06, 2006

19# Junho, Mês da Maçã: Só para Apeguilhar!

Ò maçã de Junho.
Minha tentação
Tu és minha Eva
Eu o teu Adão
Formosa maçã
Quem dera colher-te
Em fresca manhã
Pegar-te, morder-te
Com dentes de riso
Contigo ficar
Até acabar
Neste Paraíso
Em tua pele brilhante
Estar reflectido
Amada e amante
Num todo contido
A todo o instante
Faz todo o sentido
Teu acre frescor
Deixa-me sugar,
Formosa maçã
Que eu quero apanhar


Participação especial do querido António que me ensinou a palavra mais "castiça" do momento: Apeguilhar!
Alguém sabe o que significa?
Eu sei mas não vou dizer....

Obrigado António pelas tuas deliciosas rimas!

2 Comments:

At quinta-feira, julho 06, 2006 11:15:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Termo usado (o António poderá dar-nos a certeza) mais no interior. Tem a ver, na essência, com o "comer".
Aqui no Minho,p.ex. (longe esses tempos, segundo os mais idosos, que comeram o pão que o diabo amassou!) a refeição era normalmente à base de sopa, engrossada com farinha e muita couve galega.
Por vezes, para lhe dar mais sabor, levava um pouco, muito pouco, de toucinho(a parte gorda).
Aos domingos, ou, em dias de festa, aí sim, havia o conduto, o presigo, o apeguilho, o acompanhamento.
Quantas vezes se queria repetir mas...e ficava-se a olhar, a cobiçar o vizinho que poupara o conduto, o apeguilho, o presigo, para saborear devagarinho!
Ora, daí o nome, entendes? Como não havia grande abundancia, comia-se pouco.
Daí o verbo apeguilhar
Recordo-me com saudade dum amigo que já cá não está, que tinha uma quinta aqui nos arredores de Braga.(Parada de Gatim, na estrada que vai de Prado para Barcelos, próximo da famosa terra dos oleiros - Rosa Ramalho, Rosa Cota -Galegos)
Santa inocência a nossa, Linda!
Corríamos para a casa dos caseiros e era uma festa comermos todos do mesmo prato aquelas batatas cozidas, regadas com fio de azeite e broa com rodelas de cebola.
Pra nós, garotos, era festa, vê só tu!
Assim, tens o verbo apeguilhar.Pode querer dizer também, por um outro prisma, (não estou a ver o texto do António), o nutrir de uma pequena afeição por alguém ou por alguma coisa.
Julgo ser este o significado, mas, fico à espera que o António me/nos diga se estarei certa ou não.
Quanto ao teu espaço, a este pomar sai-se daqui com um cheirinho a maçã que dá gosto!
Beijo, Amiga.
Parabéns ao António que este poema é uma coisa!!!

 
At sexta-feira, julho 07, 2006 9:02:00 da manhã, Blogger Maçã de Junho said...

De facto é isso mesmo, apeguilhar quer dizer "acompanhar", quando se come qualquer coisa a acompanhar outra, sendo a primeira numa porção mais reduzida, "só se come queijo a apeguilhar o pão!"
Obrigado Cris pelo interesse! Beijinho grande!!!

 

Enviar um comentário

<< Home