quinta-feira, novembro 30, 2006

Avental Branco

É um Avental branco, enorme este Avental.

De tantas vezes usado, de tantos laços que deu à volta daquela cintura, nunca deixou de ser branco e raramente lhe vi uma nódoa.

É o Avental branco da Avó, que emprega em dia de azáfama, nos dias em que a mesa está sempre posta e a porta de casa sempre aberta, o Avental que a protege e que fica entre nós quando nos abraçamos.

Ambas sabemos, sem nunca o termos denunciado, que a relação Avó/Neta se resume a pouco, a laços de sangue, a abraços de circunstância, ao laço que me pede para apertar quando suas mãos preparam os enlaces das filhoses. Ambas sabemos que a vida foi assim, que os meus avós são outros e os seus netos alguns. Mas nada disso impede o abraço carinhoso, sincero, quase cúmplice na espontaneidade, na sua anuidade, no qual posso observar, sentir o seu Avental branco.

Mangas para cima, Libra de Ouro a balançar no peito, o cabelo longo apanhado no eterno "carrapito", mãos na massa, e eu, que apenas obedeço à voz cantarolante, como sempre fiz. Mais açúcar, mais canela, parto os ovos, não falo alto enquanto a massa leveda, fritas a sair, a abóbora menina, arroz doce com limão, leite de creme com açúcar queimado e o Avental, sempre apertado, sempre branco...

Desta vez, arrumado atrás da porta, o Avental não acompanha à mesa, não prova os doces que foram a sua tentação. Fica assim, como se nada tivesse acontecido, o Avental branco da minha Avó.

7 Comments:

At sexta-feira, dezembro 01, 2006 11:29:00 da manhã, Blogger matilde said...

Avental que traz consigo a ternura dos anos, a paciência acumulada, tantas vozes caladas e outras tantas ouvidas.

Um avental que apara os pingos da dedicação... num trabalho tantas vezes vivido num silêncio de amor.

Um beijo de canela e açúcar, para te adoçar o fim-de-semana prolongado.
E para terminar um bolo de maçã... também com canela.

Gostei muito. A sério a sério.

 
At sábado, dezembro 02, 2006 1:11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um a avó tem sempre algo de especial...Um avental também pode transmitir muitos sentimentos.
Gostei imenso.
Kiss e Bom Fim de Semana

 
At sábado, dezembro 02, 2006 11:14:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei muito deste post, lembrei-me da minha avó, que saudades...

 
At domingo, dezembro 03, 2006 9:33:00 da manhã, Blogger Vicktor Reis said...

Minha Querida Amiga Maçã de Junho
São assim os caminhos da vida, feitos de encontros e de desencontros, de amores e desamores, de linhas que se cruzam e parece não se tocarem.
Muitas vezes é assim... um simples avental, feito em tecido tão fino, separa corpos e sentimentos, impede a partilha, melhor, a comunhão de sentires importantes para crescer.
"Os meus avós são outros e netos alguns" é um grito de revolta de quem tem muito amor para dar e deseja receber mais do que o carinho anual de um amplexo apertado.
As linhas da vida, as tais que se cruzam muitas vezes sem se tocarem, podem um dia serem bafejadas pela clarividência e compreensão e aproximarem-se, e fundirem-se.
Na luta (tu és uma lutadora, Querida Maçã de Junho, e serás uma vencedora) pelo bem querer, pela justiça, pela igualdade, pela fraternidade, pela solidariedade a Esperança existe sempre, a Força está no nosso querer.
Deixo-te um beijinho de sincera Amizade. Té Já!

 
At domingo, dezembro 03, 2006 11:40:00 da manhã, Blogger Rita Mendes said...

Posso dedicar este post à minha avó? Não usa avental branco mas bata azul. Ao pescoço tem uma chapinha a dizer "Alérgica à Penicilina" e depois conta sempre a história daquela vez em que tomou uma injecção de penicilina e depois....... Mas avó é avó! :) beijos aos molhos!!!

 
At segunda-feira, dezembro 04, 2006 8:52:00 da tarde, Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Não te conheço mas pelo que leio és uma lutadora.Pega no avental!

bjinhos amiga

 
At quinta-feira, dezembro 07, 2006 1:43:00 da tarde, Blogger K'os said...

muito bonito
fizeste lembrar a minha avo

...


:)

 

Enviar um comentário

<< Home