quarta-feira, janeiro 31, 2007

SIM II

(...) Entendemos que a vida é um processo em desenvolvimento, passando por diversos estádios: o embrião o feto, o nascimento e desenvolvimento da pessoa até a morte. Neste processo, biológico e cultural, entendemos que o direito à vida está consagrado nos documentos anteriormente mencionados*, se refere aos direitos e liberdades fundamentais do individuo e implicam a contrapartida do dever de respeitar toda a pessoa humana na sua dignidade.
Nesta perspectiva, a vida humana assume uma dimensão social e ética, que envolve compromissos de natureza económica e social aos futuros pais e mães, perante a responsabilidade de assegurar as condições básicas que devem proporcionar a uma criança para que cresça feliz, seja um/uma cidadão/ã responsável e possa trilhar o seu próprio caminho com dignidade.

In "Dignidade social da vida humana: uma perspectiva ética na defesa da IVG" de Maria José Maurício, este texto faz parte do livro "SIM! Despenalizar o aborto. Proteger a maternidade e paternidade. Garantir o planeamento familiar e a educação sexual”



* art. 24º, nº 1 da Constituição da República Portuguesa, art. 3 da Declaração Universal dos Direitos do Homem.


4 Comments:

At quinta-feira, fevereiro 01, 2007 9:31:00 da tarde, Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Eu hoje estou parva...depois de ouvir aquela carta nojenta, como se fosse o filho abortado a escreve la, a favor do não no telejornal, apetece me fugir deste país.

VOTO SIM! se for preciso gritar grito!

bjinhos

(obrigada pelo elogio as botas)

 
At quinta-feira, fevereiro 01, 2007 10:09:00 da tarde, Blogger borrowingme said...

é uma escolha dificil
mas por isso mesmo por ser uma escolha
eu acho que cada mulher deve ter esse direito
de escolher o que é melhor para ela
não acredito em ter uma criança sem ter condições
e não bastam as minimas


já sou mãe e é um milagre de deus
mas por isso mesmo
as crianças não merecem não ser super desejadas


bjs maça

 
At sábado, fevereiro 03, 2007 4:51:00 da tarde, Blogger Vicktor Reis said...

Muitas felicidades para hoje. Estou orgulhoso de me dares a tua amizade. Beijinho.

 
At sexta-feira, fevereiro 09, 2007 2:30:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu também sou pelo SIM!
Pelo SIM do direito à vida,
pelo SIM de uma decisão ponderada e com acompanhamento médico/psicológico,
pelo SIM da não marginalização de quem o fez ou irá fazer em plena consciência, pois é esse o seu último recurso...

Beijinhos

BFS

 

Enviar um comentário

<< Home