sábado, fevereiro 24, 2007

Coro da Primavera


Cobre-te canalha
Na mortalha
Hoje o rei vai nu

Os velhos tiranos
De há mil anos
Morrem como tu

Abre uma trincheira
Companheira
Deita-te no chão

Sempre à tua frente
Viste gente
Doutra condição

Ergue-te ó Sol de Verão
Somos nós os teus cantores
Da matinal canção
Ouvem-se já os rumores
Ouvem-se já os clamores
Ouvem-se já os tambores

Livra-te do medo
Que bem cedo
Há-de o Sol queimar

E tu camarada
Põe-te em guarda
Que te vão matar

Venham lavradeiras
Mondadeiras
Deste campo em flor

Venham enlaçdas
De mãos dadas
Semear o amor

Ergue-te ó Sol de Verão
Somos nós os teus cantores
Da matinal canção
Ouvem-se já os rumores
Ouvem-se já os clamores
Ouvem-se já os tambores

Venha a maré cheia
Duma ideia
P´ra nos empurrar

Só um pensamento
No momento
P´ra nos despertar

Eia mais um braço
E outro braço
Nos conduz irmão

Sempre a nossa fome
Nos consome
Dá-me a tua mão

Ergue-te ó Sol de Verão
Somos nós os teus cantores
Da matinal canção
Ouvem-se já os rumores
Ouvem-se já os clamores
Ouvem-se já os tambores
Zeca

5 Comments:

At sábado, fevereiro 24, 2007 2:52:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

20 anos depois, uma voz para sempre e presente...

 
At sábado, fevereiro 24, 2007 4:21:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«Mais do que cantar, dediquei-me a fazer agitação, como franco-atirador. O desejo de coerência política, associada a um complexo burguês, levaram-me a uma militância permanente e a negar a minha profissão de cantor, a minha figura popular e por aí fora.»

«Nós não devíamos apagar fogueiras - pensava eu - mas atear chamas.»

13.01.80
Zeca

 
At sábado, fevereiro 24, 2007 10:26:00 da tarde, Blogger João Silva said...

Pergunto-me quanto tempo demoraste a escolher que palavras de Zeca irias "postar" nesta data? é mais ou menos como abrir uma caixa de diamantes tentar escolher o que mais brilha...

Aprendamos então com as palavras sábias de José Afonso e "...Venham de mãos dadas semear o amor."

 
At domingo, fevereiro 25, 2007 1:04:00 da tarde, Blogger António said...

Excelente recordação.
Obrigado.

 
At domingo, fevereiro 25, 2007 1:29:00 da tarde, Blogger Vicktor Reis said...

Tinha saído havia pouco dos meus 20 anos de idade. Às voltas com a problemática de "A Fome no Mundo" foi possível editar um livrinho que tenho agora em minhas mãos: "Humanidade, Fome e Subsistências".
Para o lançamento do livrinho, alí para as bandas do Quelhas, iríamos ter a participação do Zeca. Mais do que para cantar, para falar, para nos ensinar, para agitar as nossas mentes para a realidade social de Portugal e do Mundo.
Sabida da prevista presença do Zeca entre centenas de estudantes, a Pide tratou de o prender.
Zeca não esteve presente mas nós cantámos os seus cantares.
"Sempre a nossa fome nos consome, dá-me a tua mão". Já então... "Ouvem-se já os tambores".
Obrigado querida "Maçã de Junho"... tuas escolhas são sempre belas e inspiradoras.
Beijinho.

 

Enviar um comentário

<< Home