terça-feira, março 06, 2007

Ratos de chocolate

Seis e meia, sete horas, a porta de madeira ao fundo das enormes escadas de pedra abre-se e de lá vem o encontro mais ansiado do dia... O regresso a casa do Tio Chico!
Fechados os portões da Sorefame, o Tio Chico vol
tava a casa no seu carro vermelho, sempre a brilhar e, antes de por as chaves à porta havia sempre tempo para passar pelo café mais próximo e comprar os deliciosos ratos de chocolate...
E ao primeiro ranger da pesada porta, já eu corria toda a casa procurando o melhor esconderijo, aquele de onde, instantes mais tarde sairia gritando: -A Menina está aqui!!!!!
A porta abria-se e do fundo das escadas a excl
amação era sempre igual, sempre o mesmo carinho, sempre a mesma surpresa: - Ai que horror, que andam ratos cá em casa, ai que ratinhos tão pequeninos, oh Ani cuidado que andam aqui ratos!!!!
E eu, escondida, esfregava as mãos com medo de ser encontrada mas desejosa de ser descoberta... -Ani, cuidado, olha os ratinhos... Ani? An
i?
E sempre que chegava ao cimo das escadas mesma pergunta: -Oh Binda, a Menina não está cá?
- Não Chico, a menina não está... respondia a Tia Bibi!
E era esta a deixa para saltar do meu esconderijo secreto e gritar:
-A menina está aqui!!!!!

E era logo enrolada num abraço enorme, dois beijinhos, o boné do Tio em cima da cabeça, e dois ratos de chocolate na mão: - São só para depois do jantar, agora vá, lavar as mãos e mesa!
E com uma palmada no "rabiosque" corria para a casa de banho lavar as mãos para me sentar à mesa, feita menina grande, a ouvir as conversas dos crescidos, para no final devorar os meus ratos de chocolate e o Tio Chico alisar as pratas coloridas que guardava nos livros grandes da estante da sala...


Ainda hoje alguns livros conservam as pratas coloridas dos ratos, ainda hoje conservo o gosto da surpresa diária do Tio Chico, ainda hoje...
Ele está entre nós...
Amanhã?
Não sabemos...


13 Comments:

At quarta-feira, março 07, 2007 2:20:00 da tarde, Blogger Miss Alcor said...

Quem tem assim um Tio...tem tudo!

Eu gostava de ficar a dormir em casa dos meus avós para quando eles adormecessem eu saltar da cama e ir para o sofá ver televisão com o meu tio! Aquilo é que era paciência!

 
At quarta-feira, março 07, 2007 10:27:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

infelizmente não tive essas experiências... mas comi ratos iguais a estes!

 
At quarta-feira, março 07, 2007 11:08:00 da tarde, Blogger Maçã de Junho said...

Pois... Obrigado a todos... o facto é que o Tio Chico já não se encontra entre nós... Apenas em nós!

Beijo a todos
Maçã de Junho

 
At quinta-feira, março 08, 2007 12:18:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Minha Doce Maçã de Junho

Senti que tu previas o desenlace nas tuas palavras tão sentidas, contudo, tão belas... somente possíveis de serem ditas por quem tem sensibilidade como tu tens.

Como tu muito bem disseste teu tio Chico continua em nós... não só em ti, minha querida amiga, mas em todos que te querem bem.

Neste tão vasto Universo nada acaba, tudo se renova... e esta época é sempre tempo de renovar.

Um beijinho meu acompanha-te neste teu sentir...

 
At quinta-feira, março 08, 2007 9:42:00 da manhã, Blogger Maria said...

Eu deixo-te um beijo Hoje, Maçã Mulher

 
At quinta-feira, março 08, 2007 1:23:00 da tarde, Blogger as velas ardem ate ao fim said...

O tio Chico estará sempre contigo, a olhar para ti e por ti!

Bjo especial amiga

 
At quinta-feira, março 08, 2007 4:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deixe-te uma proposta indecente, aliás, endiabrada no meu cantinho....

Shichi bjs

 
At quinta-feira, março 08, 2007 4:38:00 da tarde, Blogger diabinho said...

Há pessoas que ficam sempre connosco, apesar de já não estarem entre nós...

Shichi bjs

 
At sexta-feira, março 09, 2007 9:35:00 da tarde, Blogger João Silva said...

Texto lindo! Também me lembro desses ratinhos! ;)

são estas memórias que nos deixam o sabor do chocolate misturado com o sabor das saudades de ser menino.

Lembrar estes episódeos é imporrtante para no futuro fazermos feliz alguém tal como nos fizeram a nós em tempos!

 
At sábado, março 10, 2007 4:43:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ratos de chocolate, sombrinhas de chocolate... és desse tempo?

Animou-me o teu post.

Obrigada

 
At terça-feira, março 13, 2007 7:18:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os ratinhos eram trazidos por umas mãos, que na sua paz me agarraram pela ultima vez e com a qual me conforto pela sua ausência.

 
At quarta-feira, março 14, 2007 10:12:00 da tarde, Blogger K'os said...

com esta tua lembrança que me encantou, fizeste-me recordar a minha tia...

gostei, obrigada beijinho

:)

 
At terça-feira, abril 03, 2007 11:34:00 da tarde, Blogger bettips said...

És tão nova e terna! Abraço todos os pensamentos do teu querido tio, da mulher dele e da menina que se escondia. Senti. Bj

 

Enviar um comentário

<< Home