segunda-feira, janeiro 07, 2008

Um bom ano também para si!

À senhora de cabelos curtos do Centro de Emprego de Almada

A minha pergunta era simples:

- Estando eu em situação de desemprego, e tendo no meu "Plano Pessoal de Emprego" a inscrição para 2008 no curso para licenciados de Técnica de Higiene e Segurança no Trabalho, cujo inicio ainda não tem agendamento, sou chamada para o frequentar em qualquer situação ou apenas em situação de desemprego?

Não me parece uma pergunta descabida, o curso podia abrir-me algumas portas importantes e a minha motivação podia finalmente vir ao de cima....

Após 4 horas de espera, chegou a vez da senha rosa nº 29: a minha!
Dirigi-me ao "guiché" I e a Senhora de cabelos curtos cuja voz já se tinha alterado momentos antes para afirmar perante todos: utentes do centro de emprego e seus superiores que, nas condições de barulho e anarquia que se vive aquela minúscula sala de sofás castanhos, não trabalhava, atendeu-me com a cordialidade possível numa situação destas...

Coloquei primeiro outras questões mais simples e a Senhora de cabelos curtos e olhos verdes fugidios respondeu prontamente demonstrando grande profissionalismo. Mas, quando chegamos à questão principal, a Senhora indica que terei de falar com a Sra. Doutora Conselheira de Emprego, responsável pelo meu Plano Pessoal, e que para isso tenho de marcar hora.... Fiz-lhe notar que estava naquele caos à 4 horas e que tinha de saber naquele dia a resposta à minha pergunta....

Ausentou-se do "guiché" I e foi em busca da resposta, passou 1 minuto, 2, 3, 4 talvez e a Senhora de cabelos curtos, sentou-se novamente à minha frente com uma cara séria, cara de más noticias, e disse:

- Menina, como ainda mantenho respeito pelas pessoas e, como estou a falar para uma licenciada, não vou insultar a sua inteligência como fizeram comigo!
Os cursos para licenciados acabaram, muito dificilmente haverá verba para tal, como pode ver ainda não conhecemos o agendamento dos cursos para 2008 o que, normalmente nos chega no ultimo trimestre do ano anterior. Sabe, o nosso Primeiro quer é a malta toda com o 12º ano. Não se iluda, não conte com o curso. De qualquer modo está inscrita, mesmo em situação de emprego poderá ser chamada.
Eu devia ter tido que não temos qualquer informação, o que na realidade acontece, mas olhe, nós aqui somos marionetas e eu cansei-me!

Fiquei atónica por momentos, mais uma vez a luz ao fundo do túnel era apagada por cortes orçamentais, sem saber o que fazer, se agradecer a informação e ir-me embora, se exigir uma explicação da Sra. Doutora Conselheira de Emprego se do nosso Primeiro... Sim, porque afinal a culpa é integralmente Dele, o facto de eu estar nesta situação...

- Obrigado pela sinceridade disse eu- mas olhe, não se preocupe, quando Este sair, o povo põe lá outro igual!
A Senhora de cabelos curtos riu-se, e disse:
- Mas é isso mesmo que me preocupa! É isso mesmo! Mesmo assim, Bom ano Menina!
- Um bom ano também para si!

20 Comments:

At segunda-feira, janeiro 07, 2008 5:52:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

um bom ano para ti!
acho que mereces...

 
At segunda-feira, janeiro 07, 2008 7:19:00 da tarde, Blogger Maria said...

Vá lá, cansou-se e falou... há os que não falam embora cansados, os tais que são "a voz do dono"...

Abraço, Maçã

 
At terça-feira, janeiro 08, 2008 7:11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porra pá, isto é de gritos... Desculpa a linguagem, mas infelizmente isto é demais. Não pares, luta, luta e luta!
Kiss Grande

 
At terça-feira, janeiro 08, 2008 7:31:00 da tarde, Blogger ANTONIO DELGADO said...

Um bom ano se possivel . Em meu entender mereces muito do que um bom ano

Venho aqui aqui por indicação do autor do Blog Momentos e Documentos do Ludovicus REx.

Um abraço fraterno e solidario
António Delgado

 
At terça-feira, janeiro 08, 2008 7:35:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Querida amiga
Esse nosso (Primeiro), não é aquele que:- disse que o pior já tinha passado?
Quando será que, este (primeiro)passa para último...ajudem -me a dar-lhe um empurrão!
josé manangão

 
At terça-feira, janeiro 08, 2008 10:47:00 da tarde, Blogger samuel said...

Extraordinária história!
Abraço.

 
At terça-feira, janeiro 08, 2008 11:07:00 da tarde, Blogger david santos said...

Olá!
Não tenho nenhuma dúvida. Mesmo os mais explorados ao longo destes anos, nos andam a enganar: quando for para escolher novo governo, sem pejo nenhum, escolhem os mesmos: PS, PSD, e CDS. Escolhem quem sempre os roubou. Ou votam neles ou ficam em casa conduzidos pelas sondagens. O que quer dizer, saberem que são os mesmos que ganham. Não são capazes de mudar. Já que não gostem de nenhum partido, tudo bem. Mas nem sequer ir votar em branco... já é confusão a mais para a minha cabeça. Há muito português roubado e explorado por quem nos tem roubado ao longo dos anos, que são um autêntico suporte deste poder: PS, PSD e CDS. Se os apoiam, estão a fazê-lo por algum motivo. Não acredito que seja só ignorância. Há muito votante pobre, reformado pobre, desempregado pobre, a sustentar este poder. Eles lá sabem por que razão. Mas boa não é, garanto! Se não vejamos: 400.000 desempregados, 400.000 reformados pobres, cerca de 2.000.000 a viver abaixo do linear da pobreza, por que razões não mudam a cor do voto ou votam em branco, por exemplo? Terão medo que apareça algum governo que acabe com a corrupção, de facto? É que não mexem um dedo para transformar nada... Estarão ricos?
Eu já estou a desacreditar desta pobreza, deste desemprego e destes reformados.
A verdade é que eles existem, mas...
Parabéns pelo texto.

Abraços.

David Santos

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 1:13:00 da manhã, Blogger Maria Faia said...

Estimada colega da blogosfera,

Não pude deixar de me impressionar com o seu testemunho que, até prova em contrário, deve ser verdadeiro. De facto, acho absolutamente lamentável o atendimento que lhe foi feito, assim como acho lamentável a falta de ética e brio profissional de quem a atendeu. E, digo falta de ética e brio, não pelo facto de lhe ter sido dito que não havia o curso que pretendia, por falta de meios financeiros ou qualquer outra razão, mas sim pela mistura que uma funcionária do IEFP faz de política com trabalho, que deve e se quer isento de politiquices. Falo-lhe desta forma porque sou quadro superior do IEFP e, embora me encontre em exercício de comissão de serviço noutro organismo da administração pública, conheço bem a realidade do emprego e da formação profissional. E, deixe-me dizer-lhe que, numa situação desesperante como a sua, não é atirando culpas para os primeiros ou os segundos (ou terceiros, poirque afinal parece que a Conselheira de Orientação Profissional também teve culpa...)que se resolvem, ou ajudam a resolver os problemas de quem precisa de trabalho ou formação. Ao contrário, é procurando alternativas que ajudem a esse objectivo. E, pelo que li, a grande preocupação não foi a análise e procura de soluções, como deveria ter sido. Por isso, se o problema do desemprego já é demasiado grave, acrescentar-lhe incompetência de trabalhadores que, tendo emprego, e tendo como missão ajudar aqueles que o não têm, parece-me, no mínimo surrealista...
Fiquei com a impressão que quem precisa de formação, a vários níveis, são as funcionárias que lhe saíram na rifa...

Um abraço,
Maria Faia

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 3:37:00 da manhã, Blogger Carminda Pinho said...

Já me aconteceram várias situações semelhantes no Centro de Emprego de Cascais e, perante as minhas manifestações de desagrado, as senhoras "do cabelo curto" de lá olham-me quase sempre docemente e, dizem-me:- nós não podemos fazer nada. Reclame!

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 6:52:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Saí de Portugal em 1993 e é triste ver que 14 anos depois as mentalidades medíocres continua.

O meu Óscar vai para todos os Portugueses que têm coragem de continuar na República dos Governantes Incapazes!

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 11:35:00 da manhã, Blogger Maçã de Junho said...

Não é costume fazer isto, mas perante os vossos comentários, não o posso deixar de fazer:

António:
Um óptimo ano também para ti, sei que também o mereces!
Beijo

Maria:
Que mais alguns continuem a falar, a Nós ninguém nos cala!
Beijo

LUDO:
A ti um grande beijo amigo, que deste a conhecer este lado surreal da minha vida, por onde sei que já passaste...
Que 2008 nos traga a mudança por que lutamos!
Um brinde a ti!
Beijo

António Delgado:
Obrigado pelo comentário, se mereço não sei bem, que me é devido, tenho a certeza...
Um bom ano também para si e obrigado pela visita!
Abraço

José Manangão:
Caro amigo, cá estamos para o empurrar, isso é que era porreiro pá!
Abraço

Samuel:
Obrigado pela visita.
Beijo

David Santos:
Pois, parece que é esse o medo da Senhora de cabelos curtos. Há agora que divulgar as alternativas possíveis, há muito trabalho pela frente...
Obrigado pela visita!
Abraço

Maria Faia:
Obrigado pela visita. O testemunho é uma história real, que vista por outros olhos poderá ter a leitura que sugere. No entanto permita-me discordar quando aponta "falta de ética e brio profissional" por parte de quem me atendeu tendo em conta a "mistura que uma funcionária do IEFP faz de política com trabalho". Na minha opinião e estando eu do outro lado do "guiché"I, a resposta que me foi dada demonstra não falta de ética e brio profissional mas o limite de uma situação em que os profissionais são tão manipulados, onde se instala o ambiente de suspeita e das "queixinhas" e onde os próprios assistem a situações tão caricatas que já não conseguem separar os factos reais da sua interpretação política.
No entanto, acrescento ainda que parece que também a "análise e procura de soluções" de emprego não está a ser cumprida em Almada. Foi-me dito que as sessões de apresentação de planos de formação foram interrompidas em Dezembro exactamente porque não existe plano para 2008... Logo como podem os técnicos do centro de emprego auxiliar na procura de emprego se os próprios não têm os meios para o fazer?
Podia ainda acrescentar as condições difíceis em que trabalham estes técnicos do IEFP de Almada, num sítio minúsculo, sem condições de trabalho, o que não deve ajudar muito....
Mais uma vez Obrigada pelo seu comentário!
Abraço.

Carminda Pinho:
Pois, reclamar seria uma boa solução, mas melhor ainda seria mesmo se TODOS reclamassem colectivamente!
Obrigado pela visita.
Abraço

Miguel Lomelino:
Obrigado pelo Óscar, e se tudo correr como previsto lá para o meio do ano vou ter de o devolver... a minha coragem está a acabar!
Obrigado pela visita.
Abraço

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 5:44:00 da tarde, Blogger João Silva said...

:) é a prova de que a consciencia das pessoas ainda lá está...mas infelizmente anda de mãos dadas com o conformismo. Pode ser que um dia... um beijo!

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 8:30:00 da tarde, Blogger José Gomes said...

Este país de opereta está de gritos, perdão, de rastos!!! Mas gostei da tua "reportagem"... que fazer? Sinceramente, já não sei! Esperar que um cataclismo resolva estas coisas?!!! Acredito que lutando e tendo esperança no Futuro, a coisa vai, ai isso vai!
Um abraço,
José Gomes

 
At quarta-feira, janeiro 09, 2008 10:56:00 da tarde, Blogger GR said...

O saco está quase a rebentar!
Já ninguém consegue disfarçar!

Querida Maçã de Junho,

Mesmo com todas as contrariedades, nada de desanimar!
Desejo que sejas muito feliz!

GR

 
At quinta-feira, janeiro 10, 2008 12:15:00 da tarde, Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Que bom existirem senhoras de cabelo curto que sabem dizer a verdade1

bjinho Maçã

 
At quinta-feira, janeiro 10, 2008 10:11:00 da tarde, Blogger AJB - martelo said...

através do L.Rex...

compreendo muito bem o que é esse seu momento...mas, só há uma solução que passa por derrubar este governo, mudar o próximo etc... se não souberem que existem para lidar com pessoas em vez dos negócios duros...

 
At sexta-feira, janeiro 11, 2008 1:06:00 da manhã, Blogger almada said...

O que é preciso é contar estas histórias, espalhar a informação, mostrar que as pessoas não estão acomodadas, que se mechem, se revoltam e não estão sós e um dia, vai Sócrates e pandilha, mas o que vier não será igual... um dia.
Bom ano!

 
At sexta-feira, janeiro 11, 2008 1:31:00 da manhã, Blogger Romeu said...

É o SIMPLEX...

 
At sexta-feira, janeiro 11, 2008 10:29:00 da tarde, Blogger Maçã com Canela said...

É o nosso lindo PORTUGAL!!!!!!!!!

Bom ano de maçã para maçã!

 
At sábado, janeiro 12, 2008 2:04:00 da tarde, Blogger papagueno said...

Infelizmente este é o país e a merda(desculpa o termo) de governantes que temos. Como diz o Ludo nunca deixes de lutar.
Beijinhos e bom ano

 

Enviar um comentário

<< Home