segunda-feira, maio 24, 2010

(Re)Toma de Palavras: Lata Amarela...

Era uma Lata...
Amarela com letras gordas Azuis…
Lata enorme de leite em pó que não me recordo de beber…
Mas sei que a Avó Branca a guardava na prateleira do vão da despensa onde rangiam as escadas de madeira que subiam para o sótão - lugar de todos os tesouros a par com o escritório do avô Dado.
Pela tarde, depois de terem perdido a graça todas as brincadeiras no quintal, a Lata Amarela descia da prateleira e sem acanhamento brotavam dela dezenas de Botões que faziam do chão da sala uma paleta colorida. E eram Botões incríveis, de 2 ou 4 casas, verdes e azuis, rosa e vermelho, de madeira ou plástico, eram Botões enormes e muito pequenos. Eram imensos os Botões. E o chão da sala ficava a "mouco-mouco", dizia a avó Branca, tudo espalhado, tudo remexido, tudo fantástico…
Para os por novamente na Lata eu pedia sempre a mesma coisa:
- Vó, dá-me uma "falanga"!!!!
E ela punha-me na mão sempre a mesma moeda de 2$50 que fazia brilhar os meus olhos… Não sei se pela moeda, se pelo prazer de os arrumar sempre de forma diferente:
por cor: azuis, amarelos, brancos, vermelhos; por tamanho: os pequenos, os médios, os maiores, os mais maiores, os mais mais maiores; por feitio: os redondos, os quadrados; sei lá todos de uma só vez..
E no final, o melhor lanche do Mundo: uma carcaça com manteiga e uma caneca de cevada:
-Com água Vó, para ser como tu!!!!!
Acho que a minha cevada minha sempre uma pinga de leite, mas nenhuma carcaça nem cevada alguma vez tiveram o mesmo sabor….
E ficava, a comer, olhando a Lata Amarela e imaginando uma nova forma de arrumar os Botões!


Tenho de procurar a Lata Amarela, qualquer dia a Madalena já pode brincar com ela!
Curiosamente, a Madalena tem já uma mania: por vezes deixo-a brincar com as molas de estender a roupa, hoje de manhã foi o delírio no chão da cozinha e, quando dou conta, tenho em cima da cadeira, todas as molas
azuis!
E não eram só as
azuis claras, eram mesmo todas as azuis!
13 meses hã!


1 Comments:

At segunda-feira, maio 24, 2010 2:51:00 da tarde, Blogger Maria said...

Azuis? Molas azuis?
Ó Maçã, vê lá se a Margarida.... ah, ok, azul CDU...
:)))

Beijos.

 

Enviar um comentário

<< Home