terça-feira, maio 29, 2007

Mudar de Rumo!

terça-feira, maio 22, 2007

Borboletas do Avô Dado

domingo, maio 20, 2007

O Alentejo a viu nascer


Chamava-se Catarina
O Alentejo a viu nascer
Serranas viram-na em vida
Baleizão a viu morrer


Ceifeiras na manhã fria
Flores na campa lhe vão pôr
Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou

Acalma o furor campina

Que o teu pranto não findou
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou

Aquela pomba tão branca

Todos a querem p'ra si
Ó Alentejo queimado
Ninguém se lembra de ti

Aquela andorinha negra

Bate as asas p'ra voar
Ó Alentejo esquecido
Inda um dia hás-de cantar

Cantar Alentejano
José Afonso


sábado, maio 19, 2007

Lata Amarela...

Era uma Lata...
Amarela com letras gordas Azuis…
Lata enorme de leite em pó que não me recordo de beber…
Mas sei que a Avó Branca a guardava na prateleira do vão da despensa onde rangiam as escadas de madeira que sub
iam para o sótão - lugar de todos os tesouros a par com o escritório do avô Dado.
Pela tarde, depois de terem perdido a graça todas as brincadeiras no quintal, a Lata Amarela descia da prateleira e sem acanhamento brotavam da grande Lata dezenas de Botões que faziam do chão
da sala uma paleta colorida. E eram Botões incríveis, de 2 ou 4 casas, verdes e azuis, rosa e vermelho, de madeira ou plástico, eram Botões enormes e muito pequenos. Eram imensos os Botões. E o chão da sala ficava a "mouco-mouco", dizia a avó Branca, tudo espalhado, tudo remexido, tudo fantástico…
Para os por novamente na Lata eu pedia sempre a mesma coisa:
- Vó, dá-me uma "falanga"!!!!
E ela punha-me na mão sempre a mesma moeda de 2$50 que fazia brilhar os meus olhos… Não sei se pela moeda, se pelo
prazer de os arrumar sempre de forma diferente: por cor: azuis, amarelos, brancos, vermelhos; por tamanho: os pequenos, os médios, os maiores, os mais maiores, os mais mais maiores; por feitio: os redondos, os quadrados; sei lá todos de uma só vez..
E no final, o melhor lanche do Mundo: uma carcaça com manteiga e uma caneca de cevada:

-Com água Vó, para ser como tu!!!!!
Acho que a minha cevada minha sempre uma pinga de leite, mas nenhuma carcaça nem cevada alguma vez tiveram o mesmo sabor….
E ficava, a comer, olhando a Lata Amarela e imaginando uma nova forma de arrumar os Botões!


segunda-feira, maio 14, 2007

Sapatos Amarelos

Namorar objectos nas montras das lojas, ficar minutos a olhar algo, a imaginar como nos ficaria "aquela coisa", em nossa casa, em alguém… Achar que encontramos algo que nos traduz, que mostra como somos, a nossa personalidade... Poderá mesmo um objecto impessoal, um entre muitos iguais, ser parte do espelho que reflecte a nossa imagem?
Não sei...

Namorei uns Sapatos Amarelos, entrei na loja, experimentei, olhei o espelho:
- Naaaa, isto não sou eu, eu nunca compraria uns Saltos Altos Amarelos….
E fui para casa, aqueles Sapatos Amarelo
s não me reflectiam…Não sou extravagante, não dou nas vistas, em última instância não tenho um passo elegante…
Noite..
Acordo a meio da noite…

Sonhei com os Sapatos…
Sonhei que andava num estrada de tijolos vermelhos com um passo leve, pé ante pé, sorrateiramente ia caminhando sem pressa de ch
egar, só gozando o facto de ouvir os meus passos, em tão bonitos Sapatos….
Tinham de ser meus!
Entrei na loja e eles esperavam calmamente por mim, como se soubessem que os iria buscar, dentro da caixa cheia de papel de seda.

E assim fiquei, saciada, com os pés retidos num claustro Amarelo vivo, que pinta com o meu passo os passeios esburacados por onde ando!



sexta-feira, maio 11, 2007

Rotatividade

"Vão fazer 3 anos que o meu pai morreu e ainda não cessou de mudar dentro de mim. Pensava que os mortos ficavam fixos em nós consoante ficam fixos ao caixão e mentira: alteram-se conforme se altera a imagem que temos, desde a aparência ao temperamento, entendemo-los melhor, ficamos em paz com eles, sem ressentimento ou zanga, criaturas ao mesmo tempo verdadeiras e mitificadas cuja lembrança adquire uma perspectiva doce, envolta numa espécie de halo de ternura (…)"

António Lobo Antunes
Visão
Ao de Maio de 2007

E assim, chega um ponto da vida em que todos avançamos uma casa, os Mais Velhos passam a Boas Memorias, os do Meio passam a Mais Velhos, os Mais Novos ocupam por sua vez o lugar do Meio e vão gerar os Mais Novos….

domingo, maio 06, 2007

Para Ti!



terça-feira, maio 01, 2007

Prefiro Agir, para Transformar!

Podia chorar!

Dizer que me licenciei em Ensino, dei aulas durante o ano de estágio, e depois disso saltitei de trabalho temporário em trabalho temporário...
De precária a precária, directamente para a meta dos assalariados sem passar pela casa da prisão... Vivemos literalmente no jogo do Monopólio onde somos peões desses senhores que anunciam lucros trimestrais de milhões e quando sentem o trabalho a apertar vão chamar os trabalhadores que estão na hora da refeição para virem dar uma "mãozinha"....

Puta que os Pariu!

E é assim, e ainda há quem diga que temos de repensar as comemorações do 25 de Abril (esse senhor que se afirma presidente e todos os portugueses, meu não é de certeza...), também quer repensar as comemorações do 1º de Maio? Será que ele vivia com 500€ no final do mês?
Pois... se calhar não....

Sei que se calhar isto tudo são lamechiches, nem vou reler o que escrevi para não apagar tudo, dizer apenas que podia chorar, podia lamentar-me continuamente e mal dizer o Presente, mas isso não vai mudar o Futuro.

Prefiro Agir, juntar-me a quem tem o desejo de Mudança e de Justiça, a quem sabe aplicar a palavra Solidariedade e não apenas dizê-la, a quem enche o peito de Força e Determinação quando cerra o punho e diz: Basta!
Prefiro Agir, para Transformar!